O ar condicionado com excesso de poeira pode ser prejudicial à saúde, em algumas pessoas respirar o ar sujo pode ter crises de rinite, sinusite, irritação nos olhos, perdas de sono a noite e casos mais graves, pode culminar em um quadro de pneumonia.
O aparelho acumular bactérias facilmente quando não damos atenção ao prazo da higienização, essas bactérias são aspiradas no processo de troca de calor e ficam alojadas nas turbinas, filtros e serpentinas.
Muitas das vezes não percebemos que o aparelho esteja com essas condições, pôs a carenagem e os acabamentos do aparelho dificulta a visualização, por isso fiquem atentos as condições de seu aparelho.
A falta da higienização também pode prejudicar o correto funcionamento do aparelho, causando problemas tais como, superaquecimento, auto consumo de energia, códigos de erros, congelamento da serpentina, entupimento do dreno, lodo na bandeja, filtração na parede ou escorrimento de água.
Recomendamos aos usuários do aparelho retirar os filtros uma vez ao mês e lavar com auxílio de água, escova e detergente neutro, contratar o serviço técnico para que seja feita a limpeza geral do ar condicionado uma vez ao ano, e seis em seis meses em locais próximos de ruas principais.
Como é feita a higienização?
A limpeza e feita em todo o sistema, com o uso de produtos adequados, para limpeza de ar condicionado. A limpeza é feita na evaporadora, condensadora, turbinas, serpentinas, bandeja e filtros.